Complementares


Antes de receberem o treinamento, os praticantes do karatê precisam estar comprometidos com o lema do esporte, que reúne cinco princípios:
• Esforçar-se para a formação do caráter;
• Fidelidade para com o verdadeiro caminho da razão;
• Criar o intuito do esforço;
• Respeito acima de tudo;
• Conter o espírito de agressão.
O estilo de karatê  praticado no Colégio Max é o Goju-Ryu, fundado pelo Mestre Chojun Miyagi, criado na cidade de Naha na ilha de Okinawa.

A dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo.
Geralmente, essa forma de expressão vem acompanhada por música, entretanto, também é possível dançar sem o apoio musical.
Na dança, as pessoas realizam movimentos ritmados, seguindo uma cadência própria ou coreografada, originando harmonias corporais.
A dança pode existir como manifestação artística ou como forma de divertimento.
A dança no contexto educacional é desenvolvida como atividade e linguagem artística, forma de expressão, socialização, linguagem estética de arte corporal, atividade de arte cênica e para apresentações.

A proposta da cultura maker é que as pessoas realizem suas próprias ideias, desenvolvam as próprias tecnologias, dispositivos e ferramentas, em projetos que reforcem suas leituras da sociedade.

A atividade pode pender tanto para o lado social ou doméstico, quanto para o empresarial, mas sempre se pautando pelo cooperativismo e pelo compartilhamento de ideias. Um dos principais impactos da cultura maker é a democratização do conhecimento.

A cultura maker, no entanto, surge como grande aliada ao aprendizado, visto que faz da escola um amplo espaço para experimentação e prática do conhecimento.

Além de tornar a escola um ambiente colaborativo de aprendizagem, a máxima do "faça você mesmo" possibilita maior interação entre os estudantes e professores no processo de ensino-aprendizagem, algo inerente à proposta das chamadas  metodologias ativas  de ensino.

Atividade focada em desenvolvimento humano através da estimulação e fortalecimento da inteligência socioemocional de alunos. Contempla soluções educacionais integradas, que levam em consideração os desafios particulares de cada aluno, que permeiam as diferentes relações sociais, baseada em cinco pilares:

Autoconhecimento
Ao conhecerem a si mesmas, as crianças e adolescentes conseguem identificar suas emoções e necessidades. Assim se tornam mais seguras e adquirem ótima comunicação emocional.

Autogestão
Ao gerenciar e lidar com as próprias emoções, as crianças e adolescentes transformam positivamente seus comportamentos e atitudes.

Consciência Social
É o aprendizado da empatia, com o qual as crianças e adolescentes conseguem perceber o outro e respeitar as diferenças. Com isso, os conflitos diminuem, atitudes de ajuda e cooperação aumentam e diálogos tornam-se mais frequentes.

Relacionamento
Crianças e adolescentes aprendem as bases do convívio social e estabelecem relações "ganha-ganha" – identificam suas necessidades e as dos outros para, então, propor um relacionamento positivo. Com isso fazem amizades e convivem com pessoas diversas. A relação professor-aluno se torna mais próxima.

Escolha e Decisão
Capacidade de expandir as experiências de socialização para além da sala de aula, aumentando o senso de responsabilidade e a capacidade de escolha e tomada de decisão.

Visando familiarizar os jovens com as novas tecnologias e prepará-los para um mercado em crescimento, o Colégio Max inseriu em seus projetos interdisciplinares, disciplina de robótica, programação e empreendedorismo.

O objetivo é desenvolver a questão do trabalho colaborativo entre os participantes, o trabalho em grupo da primeira até a última aula na execução de projetos.

O participante no primeiro momento aprende o quanto é necessário saber trabalhar em grupo e, posteriormente, aprende a mexer nas várias ferramentas oferecidas no que a escola chama de espaço maker, desenvolvendo a cultura maker. 

No projeto é adotado o método "mão na massa", em que os grupos desenvolvem projetos desafiadores. A proposta do colégio é permitir que durante o Ensino Médio o aluno possa se familiarizar com conteúdos tecnológicos que venham a ser úteis na sua futura formação acadêmica e profissional.


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