É partir de situações problema ou de situações reais e concretas, contextualizadas, que os alunos passam a compreender melhor os conceitos e os conteúdos. Em um Projeto, as ações e os conhecimentos necessários levam à conscientização de quais as tarefas e as responsabilidades deverão ser desenvolvidas e assumidas.

No trabalho com Projetos é preciso ter noção do que sabemos, o que  queremos, o que vamos aprender, decidir o que fazer, o que providenciar, dividir tarefas e tomar novas decisões, ou seja, o processo não envolve apenas conteúdos, mas também, aprendizados que incluem saber conviver, saber negociar, saber posicionar-se, buscar e selecionar informações e a registrar tudo isso. Trabalhar com Projetos significa dar aos alunos a oportunidade de aprender a fazer planejamentos com o propósito de transformar uma ideia em realidade. Significa ainda ensinar formas de elaborar cronogramas, detalhar objetivos, avaliar procedimentos, corrigir erros, implementar as ideias discutidas, aprender a analisar dados, considerar situações e tomar decisões. Um processo elaborado que favorece o efetivo processo de ensino – aprendizagem.

Os temas dos projetos, seus conteúdos específicos e a maneira como eles serão desenvolvidos exige um trabalho de cooperação entre os professores e alunos e, ainda todos que estão envolvidos  diretamente no trabalho. Trata-se de uma ação coletiva envolvendo educador, educando, instituição e comunidade com objetivo único que é o de aprender a aprender.

Outros Projetos

Ética

Plantar o Bem

Copyright 2019 - Todos os direitos reservados - Max Educacional